GPSbanner
 

Análise e utilização da informação do RIPA

 
 

Estruturas pedagógicas (+)

Conselho de docentes (+)

Professor - Aluno (+)

Professor - Enc. Educ.
  . Como mediar a leitura do RIPA?
  .
Que estratégias sugerir?
  .
Dinâmicas de escola

Como mediar a leitura do RIPA?

 Como envolver os encarregados de educação na leitura do RIPA

· Numa primeira reunião com encarregados de educação, dar informação acerca deste relatório.

· Analisar a folha de rosto do relatório e explicar para que serve, o que contém e como está organizada a informação.

· Apresentar a estrutura das etiquetas, dando exemplos. Identificar:

- a categoria de desempenho

      • Conseguiu
      • Conseguiu… mas
      • Revelou dificuldade
      • Não conseguiu
      • Não respondeu

- a descrição das competências e dos conteúdos objeto de avaliação;

- a recomendação para a superação das fragilidades descritas.

· Orientar a leitura da informação com a apresentação de um exemplar do RIPA.

· Definir a melhor forma de fazer chegar os relatórios a cada um dos encarregados de educação:
- por e-mail;
- em mão (entregar ao encarregado de educação ou ao aluno);
- em reunião com um pequeno grupo de encarregados de educação, eventualmente com a presença dos respetivos educandos e de outros professores;
- em reunião individual com o encarregado de educação e o seu educando.

 


Versão dos GPS para impressão: https://iave.pt/wp-content/uploads/2022/10/GPS.pdf

Pedidos de esclarecimento relativos aos GPS ou à análise e utilização do RIPA e do REPA podem ser enviados para:

 This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

© 2024 INSTITUTO DE AVALIAÇÃO EDUCATIVA, I.P.